Prainha do Canto Verde

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Prainha do Canto Verde


Localizada no litoral leste do Ceará, no município de Beberibe, a 120 km de Fortaleza, praia tranqüila com ventos suaves de janeiro a junho e fortes de julho a dezembro.
O desenvolvimento do turismo na Prainha do Canto Verde se diferencia das outras praias do litoral do Brasil porque visa o desenvolvimento local e a preservação do ecossistema.
Desenvolver o turismo ecológico de forma comunitária para melhorar a renda e o bem-estar das moradores, preservando os nossos valores culturais e os recursos naturais da nossa região.


Turismo Comunitário

Turismo Comunitário é uma oportunidade para aperfeiçoar a organização comunitária, o desenvolvimento local e a co-gestão para preservar o patrimônio natural, cultural e as formas de vida tradicionais das comunidades e do seu território. 

“Toda forma de organização empresarial sustentado na propriedade do território e da autogestão dos recursos comunitários e particulares com praticas democráticas e solidárias no trabalho e na distribuição dos benefícios gerados através da prestação de serviços visando o encontro cultural com os visitantes”



Artesanato da Prainha


Os Brinquedos de Antes...

Boneca feita com sabugo de milho, com pano, com osso de carne, cavalo de talo, carro feito com lata, jangadinha feita de busca e chinelo, bola feita de meia, pipa, ioiô e pé de cavalo.

...e de hoje:

Bola de couro e borracha, boneca de gesso, brinquedos eletrônicos, quebra-cabeça, jogo da memória, bicicleta, skate, e vários outros.

.
As Danças de Antes...

Bolero, valsa, tango, xote, arrastado e samba.

...e de hoje:

Forró, pagode, samba, axé, regue e rap.
Alguns produtos confeccionados com fuxico, tecido e madeira são bem procurados pelos turistas. Bijuterias com papel e escamas de peixes também são uma forte atração.


A Cultura Local

Com forte artesanato a cultura local é composta por: peças confeccionadas com artefatos dos coqueiros, como quengas e palha, bonecas de pano, labirinto, bilro entre belas peças com diversas matérias primas. 
Há também diversas festas regionais como: A festa de São Pedro, Papanguns, Quadrilhas e a tradicional Regata de Jangadas.


0 comentários: