A cultura do ceará

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011


              O Ceará apresenta uma cultura muito diversificada, e com isso o Governo Estadual criou a Secretaria de Cultura do Ceará,a primeira do Brasil.Ele auxilia outras instituições particulares na manutenção das tradições da população do estado.
              A cultura cearense é de base essencialmente européia e ameríndia, com algumas influências afro-brasileiras, assim como em todo o sertão nordestino. Quando da introdução da cultura portuguesa no Ceará, ao longo do século XVII, os índios já produziam um diversificado artesanato a partir de vegetais como o cipó e a carnaúba, bem como dominavam técnicas primitivas de tecelagem do algodão, inclusive tingindo os tecidos de vermelho com a casca da aroeira. Com a colonização, diversas técnicas européias se somaram a essa base cultural, formando uma arte popular que viria a ser renomada nacional e internacionalmente.
                Em diversos cantos do ceará ainda é possível encontra cordéis, repentistas, poetas populares que ainda seguem suas tradições.encontramos ainda uma forte influencia Portuguesas nas festas de padroeiros. Destaca-se a Festa de Santo Antônio em Barbalha, famosa pelo pau da bandeira e comemorada nessa forma há 78 anos.
                O Ceará se tornou conhecido nacionalmente como berço de talentos humorísticos como Chico Anysio, Renato Aragão e Tom Cavalcante, dentre vários outros. Embora a percepção de que há umCeará moleque, como verdadeira identidade do povo cearense, seja controversa, a história do estado é repleta de casos verídicos e curiosos que parecem corroborar com essa idéia, destacando-se, sobretudo, figuras populares como o Bode Ioiô, que era famoso em Fortaleza e inclusive foi eleito vereador da cidade, e o Seu Lunga, de Juazeiro do Norte, famoso pela sua intolerância com perguntas óbvias, assim como eventos como a vaia ao sol também em Fortaleza, depois de quase um dia inteiro de céu nublado na cidade.
                O Ceará é terra de muitos escritores e poetas importantes, podendo-se citar, dentre muitos outros: José de Alencar, Domingos Olímpio, Rachel de Queiroz,Adolfo Caminha, Antônio Sales, Jáder Carvalho, Juvenal Galeno, Gustavo Barroso e Patativa do Assaré
              O gênero musical mais identificado com o Ceará é o forró, em suas variadas formas, notadamente o tradicional forró pé-de-serra.Temos também o  baião criado apartir da parceria entre o cearense Humberto Teixeira  e o pernambucano Luiz Gonzaga, nos anos 1940. Outros representantes tradicionais da música cearense são os seresteiros e repentistas.


               È isso ai pessoa isso é so um pouco sobre a cultura do ceará,se eu fosse realmente falar sobre tudo ia fica muito grande .
















0 comentários: